domingo, 28 de março de 2010

Cuidados com a Voz


Pessoas que utilizam a voz profissionalmente como professores, cantores, atores, operadores de telemarketing, entre outros, precisam tomar alguns cuidados básicos com a sua voz, como:

- beba bastante água ao longo do dia pois a água hidrata as pregas vocais, mas não adianta beber dez litros de uma vez, tem que ir fracionando, bebendo varios copos ao longo do dia, pra manter as pregas vocais sempre hidratadas.
- evitar consumir alimentos como chocolate, leite e seus derivados quando for usar a voz no trabalho pois estes alimentos aumentam a secreção no trato vocal.
- alimentos muito condimentados (muito salgados, apimentados...) e frituras também devem ser evitados.
- café, cigarro e bebidas gasosas também são prejudiciais à sua voz pois eles irritam a laringe.
- a maçã é uma aliada importante para quem utiliza a voz constantemente pois ela auxilia na limpeza do trato vocal reduzindo a secreção, mas atenção, pessoas com refluxo gastroesofágico devem tomar cuidado pois existem maças que são muito ácidas e por isso podem piorar o quadro de refluxo.
- evite gritar e falar por tempo prolongado, quando isso for inevitável faça um repouso vocal evitando falar por um determinado período.
- alongue-se, espreguisse, relaxe, pois o stresse prejudica a voz.

E se você apresentar por mais de 15 dias cansaço e/ou esforço pra falar, necessidade de raspar a garganta constantemente, rouquidão persistente, voz sumindo ou falhando, perda da voz, procure um especialista!


Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?545

          Fonoaudiologia em uma só voz (campanha da voz 2009)

Um comentário:

  1. Oi Dirlene, o blog com suas dicas tem me ajudado muito, a cuidar melhor da minha voz, parabéns pelo seu trabalho, muito interessante e inovador! sucesso!!

    ResponderExcluir