quinta-feira, 27 de maio de 2010

Inclusão

Muito tem sido falado sobre inclusão no contexto educacional. Durante a graduação tive a oportunidade de conhecer a realidade das crianças inseridas em escolas regulares, e o que pude verificar é que muito ainda precisa ser feito para que estas crianças sejam de fato incluidas. 

Para que a verdadeira inclusão aconteça será necessário uma grande mobilização da comunidade escolar (alunos, professores, direção, pais de alunos, demais funcionarios...). Mas esta é uma realidade possível. 

Há alguns meses, navegando pela internet, acessei o site da APAE de Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais), e tive uma grande surpresa, pois tal instituição, ao contrario da maioria das APAEs que já havia visitado, trabalha com a proposta de inclusão educacional, social e profissional.

Mas tal proposta não consistia apenas em direcionar as crianças atendidas ao ensino regular, muito mais que isso, oferecem Formação de profissionais para o Atendimento Educacional Especializado, cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Atualização, Palestras, Consultorias e Formação continuada através do NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Inclusão) auxiliando assim o processo de inclusão e oferecendo aos professores e equipes educacionais subsidios para uma prática verdadeiramente inclusiva. 

Além do NEPI a APAE de Contagem conta com um Núcleo de Educação Profissional para adolescentes (a partir de 14 anos) que busca capacitar estes jovens para o mercado de trabalho qualificando-os e inserindo-os no mercado. 

Contam ainda com um Núcleo de Atendimento Clínico Pedagógico que complementam o aprendizado adquirido na escola regular. O trabalho Pedagógico é desenvolvido em salas temáticas com a proposta de aprendizagem com significado (as propostas de trabalho surgem dos proprios indivíduos assistidos). 

Acredito que tais iniciativas devam ser incentivadas e seguidas por outras instituições contribuindo assim para a autonomia e desenvolvimento pleno das habilidade e potencialidades dos individuos excepcionais.

À equipe da APAE de Contagem os meus Parabéns!!!

Para saber mais: http://www.apaecontagem.org.br/

3 comentários:

  1. Fono, as coisas aqui no seu blog andam fervendo. Já está repleta de artigos interessantes/importantes.

    Bjão!!!


    www.jonatanbandeira.blogspot.com
    www.especialistas-on.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fono, parabéns pelo seu interesse pela inclusão verdadeira e não uma inclusão apenas teórica. Tenho te admirado cada dia mais.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este blog, uma boa linguagem e muito compreensível. Parabéns .

    ResponderExcluir