segunda-feira, 3 de maio de 2010

Terapia Fonoaudiológica após AVC/AVE





O acidente vascular cerebral (ou encefálico) pode trazer diferentes consequências à vida do indivíduo, dentre elas podemos encontrar os quadros de Afasia e Disfagia, ambos se configuram como campo de atuação fonoaudiologica.


AFASIA:

Afasia é um disturbio de linguagem. As carateristicas irão depender do local afetado, mas de uma forma geral este quadro se caracteriza por uma inabilidade na compreensão e/ou na produção da mensagem, ou seja, o paciente pode apresentar total compreensão do que lhe é dito mas não conseguir se expressar ou, não compreender o que lhe é dito mas ter a produção de fala inalterada (muitas vezes dizendo coisas sem sentido), ou ainda, apresentar dificuldades tanto na produção quanto na compreensão.
O Fonoaudiologo irá atuar junto a estes pacientes e sua familia auxiliando-os para que possam estabelecer uma comunicação mais efetiva. Quanto mais cedo for o iniciado a terapia fonoaudiologica melhores serão os resultados alcançados.

Disfagia:

A Disfagia é caracterizada por uma alteração da deglutição. A não identificação da disfagia pode levar a complicações no quadro geral do paciente, como por exemplo pneumonias aspirativas. O Fonoaudiologo irá atuar na reabilitação deste paciente com o objetivo de proporcionar uma deglutição eficiente, melhorando assim sua qualidade de vida e prevenindo complicações.
Diversas estratégias podem ser utilizadas pelo fonoaudiologo no processo de reabilitação, como por exemplo a adequação da consistencia dos alimentos para evitar a aspiração do alimento para o pulmão, uso de manobras posturais e técnicas específicas.

Para maiores esclarecimentos um fonoaudiólogo deverá ser consultado.

2 comentários:

  1. Preciso de exercícios para fazer em casa com a minha sogra.Ela teve AVC extensso a 7 meses.Já
    está comendo alimento amassado com garfo.Comecei
    agora alguns goles de água ou suco.
    Ela ainda está com a gastro.Todos os medica -
    mentos e a água são por ele.
    Obrigada
    Ana Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Cristina!
      Os exercícios empregados nos quadros de disfagia são muito específicos e selecionados de acordo com as necessidades do paciente após uma avaliação detalhada. O uso de exercícios sem qualquer critério além de não ajudar no processo de recuperação pode comprometer seriamente a saúde da sua sogra. É importante que você busque a orientação de um fonoaudiólogo para que ele possa avaliar o caso, verificar se já é possível ou não a alimentação por via oral sem que esta apresente riscos à saúde da sua sogra e selecionar os exercícios que deverão ser realizados, as manobras mais eficazes, as consistências alimentares mais adequadas, as posturas... enfim, irá realizar todas as orientações para que ela possa se alimentar de forma segura e eficaz.
      Espero te-la ajudado.
      Abraços! Dirlene.

      Excluir

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões!

veja tambem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...