terça-feira, 27 de julho de 2010

Teste da orelhinha agora será obrigatório e gratuito nas maternidades públicas


O Congresso Nacional aprovou a lei que determina a obrigatoriedade da realização do teste da orelhinha ( triagem auditiva neonatal) em recém nascidos nas maternidades publicas de todo o território nacional. O objetivo é realizar o diagnóstico precoce da deficiencia auditiva. Esta é uma grande conquista, pois quanto mais cedo ocorrer a identificação da perda auditiva e a intervenção  melhores serão os resultados alcançados no desenvolvimento da criança. 
O teste da orelhinha é rápido e não dói, é capaz de identificar mesmo as perdas auditivas mais leves, isso é muito importante pois as perdas leves muitas vezes levam mais tempo para serem percebidas pelos pais e pessoas que convivem com a criança, mas que também podem trazer muitas dificuldades relacionadas à fala, linguagem, aprendizagem, etc...

A realização do teste é feita através da introdução de uma pequena oliva na orelha da criança, se o exame acusar algum tipo de alteração a criança deverá repetir o exame dentro de 30 dias, outras avaliações podem ser necessárias posteriormente.
A identificação e intervenção precoce (preferencialmente antes dos 6 meses de idade) contribuem para um bom desenvolvimento e uma boa qualidade de vida.

Um comentário:

  1. Olá, Dirlene,

    Estou seguindo o seu blog. Também sou fonoaudióloga e acredito que a divulgação da Fonoaudiologia é fundamental para o nosso crescimento e reconhecimento profissional.

    Abraços!!

    Sempre que puder, visite o meu blog também:

    http://fonoaudiologiaempauta.blogspot.com

    ResponderExcluir