quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Você se comunica bem?

Um bom comunicador é aquele capaz de transmitir ao outro aquilo que necessita/deseja de maneira clara e objetiva de forma que o outro compreenda. Para isso nosso vocabulário deve estar de acordo com a mensagem que desejamos passar ao outro, assim, em um ambiente de trabalho não seria adequado o uso de gírias por exemplo, da mesma maneira como não seria adequado o uso de termos estritamente técnicos junto a pessoas consideradas leigas a respeito do assunto tratado, pois, como dito acima, o bom comunicador é aquele que consegue transmitir ao outro as informações necessárias de uma forma que ele compreenda. Além da atenção ao vocabulário utilizado é preciso lembrar que não nos comunicamos apenas através das palavras, mas também a partir de nossos gestos, posturas, através da maneira como nos vestimos e de nossas ações. 
Para se tornar um bom comunicador é essencial saber ouvir, se não damos a devida atenção ao que é dito pelo outro comunicamos a ele nosso desinteresse por aquilo que está dizendo. Um bom comunicador deve ser claro e direto ao expor suas opiniões e idéias, sem muitos rodeios, mas com o cuidado para não agredir ou ofender o outro. Manter um tom de voz adequado é outro fator que favorece a comunicação, não se deve falar muito alto, nem muito baixo. O vocabulário a ser usado deve estar de acordo com o interlocutor de maneira que este consiga compreender o que lhe está sendo dito. Esperar o momento adequado para expor sua opinião, para responder, evitando interromper o que está sendo dito pelo seu interlocutor é essencial! Ao transmitir suas idéias e opiniões busque fazê-lo de forma clara, enfatizando as idéias principais. 
Lembre-se que uma boa comunicação pode ser a chave para o sucesso!

Fontes: 
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2004.

BIANCHI, Kátia, 5 segredos do bom comunicador, http://lugardafala.blogspot.com/


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário