quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Falar bem

Hoje li um texto sobre comunicação que me fez pensar nesta postagem. O texto pode ser encontrado na integra no http://oratoria.zip.net. Uma afirmação do autor, em especial, me chamou a atenção:
"_Assim que comecei a gostar de falar e observar quem fala em público, passei a desenvolver uma teoria própria acerca daquilo que julgava ser falar bem." 
Acredito que esta seja a primeira dica para quem deseja se destacar através de sua comunicação. Perceber quais características de fala/comunicação lhe agradam, ter claramente determinado quais os modelos de fala você gostaria de ter, ter consciência principalmente sobre o que lhe agrada e desagrada na sua comunicação. 
Para ter uma boa comunicação é preciso conhecer-se! Depois de uma análise sobre si mesmo é possível determinar o que valorizar e o que modificar. Esse é o primeiro passo, saber o que mudar e o que não mudar. 
A ajuda de um profissional é sempre bem vinda pois ele poderá auxiliá-lo nessa tarefa principalmente oferecendo a você a impressão que ele tem sobre a sua comunicação, ou seja, quais as impressões que você transmite ao ouvinte. A partir desta análise inicial é que serão selecionadas técnicas específicas para melhorar o seu padrão comunicativo. 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário