sexta-feira, 20 de julho de 2012

Aquisição e desenvolvimento da Linguagem

Por Dirlene Moreira (CRFª 7861/MG)*

      O desenvolvimento da Linguagem é um importante indicador do desenvolvimento global da criança. Mesmo antes de a criança dizer as primeiras palavras é possível perceber como anda este processo. 

A imitação dos sons emitidos pelos adultos, a responder com balbucios, palavras ou gestos, à fala do adulto, a atenção ao que é dito a ele e aos outros à sua volta, respostas motoras e/ou faciais às solicitações do adulto são alguns indícios deste processo. A partir destas experimentações a criança vai aos poucos aumentando seu domínio sobre as estruturas da lingua envolvidas nesta atividade e assim a linguagem vai sendo adquirida.

O adulto possui um importante papel na aquisição da linguagem pela criança, pois é ele que irá mediar a relação dela com as informações que recebe do meio, é ele que dá significado a estas informações, às suas emissões vocais, choros e outros comportamentos, tratando-o como interlocutor, permitindo assim que a criança possa aprender/apreender com ele aquilo que em breve fará sozinha. 


A partir da interação com seus parceiros conversacionais (situação onde a linguagem é apresentada à criança de forma natural) a criança passa a incorporar segmentos da fala do adulto e aos poucos vai tornando-se independente do enunciado do outro e capaz de elaborar o seu próprio discurso com mais autonomia.

Algumas dicas importantes:


  • Converse com a criança naturalmente, sem exagerar nos diminutivos! Fale das situações cotidianas, dê espaço para que ela também fale (mesmo que sejam apenas balbucios), conte histórias, cante pra ela e com ela.
  • Fique atento à audição da criança, otites frequentes podem prejudicar a percepção dos sons pela criança e consequentemente afetar o desenvolvimento da linguagem, fazendo surgir as trocas na fala por exemplo. 
  • Observe o seu filho! Veja se ele presta atenção quando falam com ele, se percebe sons como latidos de cachorro, barulho de carro, telefone, campainha. Observe se ele compreende quando pede que faça alguma coisa!
  • Ao amamentar procure posicionar a criança de forma mais ereta, isso pode prevenir quadros de otite. Não exponha a criança a ambientes com mofo, poeira e outros fatores que possam causar alergias.
  • É comum que durante o desenvolvimento da linguagem a criança apresente momentos de gagueira, se este for o caso do seu filho preste atenção ao que ele diz, com paciência, evite completar ou tentar adivinhar sua fala, isso acontece porque ele está aprendendo a falar e tende a ser superado naturalmente cerca de seis meses a um ano após os primeiros sintomas. Se tiver dúvidas um fonoaudiólogo poderá lhe ajudar!

2 comentários: