segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Três aplicativos para estimular a Linguagem

Muito tem sido falado sobre o uso de aplicativos para favorecer o desenvolvimento de algumas habilidades em pacientes com autismo, deficiência intelectual, entre outras. 

Tais recursos podem e devem ser usados para que estas habilidades sejam desenvolvidas, mas é importante ter uma ideia clara de qual o objetivo de oferecê-los às crianças. 

Alguns destes aplicativos permitem trabalhar aspectos importantes ao desenvolvimento da linguagem (desde que direcionados pelo adulto) como:

Troca de turnos comunicativos: Minha vez, sua vez; 
Conceitos: grande/pequeno, encima/embaixo, etc...
Nomeação: Frutas, animais, objetos, cores, etc...
Letramento: Identificar nomes de animais e objetos; Escrever com letras móveis; 
Percepção auditiva: Som dos bichos, músicas, etc...
Percepção visual e espaço temporal: Quebra cabeça, mesmo objeto em diferentes tamanhos. 


Vale ressaltar que é na interação entre a criança e seus parceiros dialógicos que a linguagem se desenvolve, por isso, um dos objetivos principais dos jogos apresentados aqui é servir como estratégia para a interação com a criança. 

Pensando nisso selecionei alguns aplicativos que permitem a alternância de turnos comunicativos, nomeação, percepção visual e auditiva. 

Troca de Turnos: basta combinar com a criança que ela irá colocar uma peça e você a outra, ou executar uma ação e depois será a sua vez. 

Nomeação: Durante o jogo podemos vá nomeando as peças, partes do corpo, objetos ("Vou colocar a orelha.").

Percepção Auditiva: Chamar a atenção da criança para o som do animal e seu nome, emitidos pelo aplicativo ao final do jogo. 


Animals Puzzle For Kids


Aplicativo gratuito, disponível em: 
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.iabuzz.puzzle4kidsAnimals

Plush Hospital - Pet Doctor



Aplicativo gratuito, disponível em: 
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.tapps.plushhospital


Monte o Bicho




Aplicativo gratuito, disponível em: 
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cuca.studio.monteobicho

Espero que tenham gostado da dica! Se este conteúdo foi útil pra você, ajude a divulgá-lo compartilhando com seus amigos! 


Você pode acompanhar muitas outras dicas de atividades, textos informativos e brincadeiras seguindo a fanpage do blog no facebook, o link é este aqui: https://www.facebook.com/FonoaudiologiaEmFoco?ref=hl 

17 comentários:

  1. Minha filha tem 5 anos e é autista. Ela tem o app Puzzle animais. Esse app fez com que ela melhorasse a concentração e claro estimulou a fala. Ela já identifica vários animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Rose! Obrigada por compartilhar sua experiencia!

      Excluir
  2. Meu filho tem 7 anos ele tem tdh ele fala mais queria ampliar seu vocabulário me de uma dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://titopatinho.com.br/br.html Esse é um aplicativo bem legal para contação de histórias e permite que você grave as histórias contadas, pode até pedir para seu filho contar uma história e gravar, acho que ele vai gostar! Mas é claro, isso é um complemento, nada substitui os livros! Bjs

      Excluir
  3. Ei Erika! Nessa idade recomendo utilizar revistas e livros do interesse dele, leitura sempre é uma ótima forma de ampliar o vocabulário. Caso ele ainda não leia você pode ler pra ele, sempre explorando as imagens, fazendo perguntas sobre os personagens, o cenário, o contexto... Revistas em quadrinhos também costumam chamar a atenção. Boa sorte e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  4. Esses aplicativos são ideais para qual idade ? Meu filho tem 3 anos e tem TEA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita!
      Em geral, considero mais os interesses e habilidades da criança para uso dos aplicativos do que a idade. Para uma criança de 3 anos o aplicativo de quebra-cabeça pode ser mais interessante, mas deve considerar os seus interesses e habilidades individuais.

      Excluir
  5. Bom dia
    Minha afilhada tem dois anos e meio e ainda não fala!
    Ela atende a chamados de nome é bem esperta mas não fala uma palavra.
    O pediatra diz ser normal. Oq vcs acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Saulo, obrigada pela visita!
      Nessa idade já é esperado que a criança seja capaz de se comunicar por frases simples, de 2 a 3 palavras. A ausência de fala nessa idade deve ser investigada pois há alguns transtornos que afetam apenas a produção da fala, apesar da compreensão estar preservada, como por exemplo a Apraxia de Fala Infantil. Procure um fonoaudiólogo para uma avaliação!

      Excluir
  6. Olá, Meu filho tem 2 anos e meio, mas não fala. Ele balbucia, mama e algumas coisas assim. Ele pode ter algum problema? O que podemos fazer para estimula-lo? Ele pega a gente pela mão e leva para buscar as coisas para ele. Ao invés de falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milke! Nessa idade esperamos que a criança já tenha um vocabulário funcional, saiba nomear pessoas próximas, objetos do dia a dia, e ja comece a juntar duas palavrinhas para pedir o que deseja ou expressar algo. Por isso recomendo que você procure um fonoaudiólogo especialista em linguagem para uma avaliação detalhada. Através desta avaliação ele poderá identificar quais as possíveis causas para este atraso e quais as melhores estratégias para auxiliá-lo nesse processo. A estimulação em casa é muito importante, (aqui no blog você encontra várias dicas) mas não deixe de buscar uma avaliação profissional ok? Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Milke, passei por isso quando minha tinha 1/ani e 8/meses, minha prima, que é fonoaudióloga, nos ensinou a não deixar a nossa filha pegar na nossa mão. Mesmo que ela não conseguisse falar, era pra ela apontar ao menoa e tentar forçar a falar mesmo. Quando ela apontava, a gente duIa o que ela queria e pedia ora ela repetir. Teve uma evolução enorme. Você pose tentar isso. Espero ter ajudado. Abraços

      Excluir
  7. Meu filho é asperger e a comunicação foi muito explorada por meio de aplicativos Apple : Chocolapps contos clássicos com uma diversidade enorme de possibilidades: o aplicativo explora a contaçao de histórias de forma interativa por isso estimula a fala , a comunicação , a leitura , a compreensão do texto por meio do vídeos, ao mesmo tempo que lê a história o vídeo passa na página ao lado. O texto pode ser lido em três tipo ps de letras: maiúsculas, muinusculas e bastão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mara, que legal! O uso consciente destes aplicativos realmente têm muito a acrescentar no desenvolvimento das crianças! Obrigada por compartilhar sua experiência!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. Aplicativo ler e jogar da Apple é sensacional para alfabetizaçao em Português , find me também muito bom , pictures é em inglês mas você pode gravar com a sua voz o nome dos objetos e há uma diversidade de possibilidades

    ResponderExcluir
  9. BOA TARDE! MEU MARIDO SOFREU UMA PARADA CARDIORESPIRATÓRIA E FICOU SEQUELADO COM DISARTRIA. HÁ ALGUM APLICATIVO QUE ESTIMULE A FALA EM PESSOAS COMO ELE? AGUARDO ANCIOSA SUA INDICAÇÃO ATT

    ResponderExcluir