A iniciativa desta postagem surgiu em função das inumeras questões levantadas sobre o uso da chupeta na pagina da revista Nova Escola. Pois vamos ao que interessa. O uso da chupeta interfere no fechamento labial, fazendo com que esta musculatura tenha menos força e consequentemente leva à respiração oral. A respiração oral contribui ainda mais para a diminuição da força muscular dos orgãos envolvidos na articulação da fala contribuindo também para alterações na fala, na mastigação e na deglutição. Além disso, a respiração oral altera o crescimento ósseo da face, gera compensações posturais prejudiciais e ainda interfere na qualidade do sono, afetando o rendimento escolar, a capacidade de focar sua atenção, acarretando alterações de comportamento (como agitação ou apatia).
Quanto ao efeito calmante da chupeta, apesar de ser algo polemico, é algo real, mas não é a chupeta em si que acalma, mas o ato de sucção, assim, se a criança permanece por mais tempo no seio materno a necessidade da chupeta será menor, ou ate mesmo nulo.
Uma leitora de Nova Escola disse que nós fonoaudiologos e dentistas devemos alertar e auxiliar na retirada deste hábito e não apenas colocarmo-nos no papel de criticar, concordo perfeitamente com sua postura, não basta criticar, é preciso apresentar soluções, do contrário seria muito fácil. Apesar disso, não existem receitas prontas, cada criança, cada familia, possuem caracteristicas próprias que devem ser respeitadas e por isso é necessário que os pais procurem um fonoaudiólogo para que este possa lhe ajudar neste processo.
Acredito na necessidade de pensar sobre os efeitos da chupeta a curto e longo prazo, entretanto não devemos ser extremistas pois não há uma receita pronta que seja válida para todos os casos. O ideal é procurar por um profissional que possa avaliar e auxiliar o processo de retirada da chupeta, não esquecendo que diferentes profissionais podem assumir posturas diferentes diante de uma mesma situação, e por isso ao decidir pela retirada ou não da chupeta deve prevalecer o bom senso.
Compartilho com vocês uma matéria interessante sobre o tema disponível em:
http://www.ifono.com.br/ifono.php/o-uso-da-chupeta-e-sempre-prejudicial-a-crianca