Desde a época da graduação (e talvez mesmo antes desta) sempre me interessei muito pela linguagem escrita e questões relacionadas à aprendizagem. Atualmente tenho estado em contato constante com atividades escolares e muitas delas eu consideraria pouco significativas. Vale lembrar que meu contato maior é com atividades de 1 a 4 série, período que compreende a base do ensino formal. Pois bem, vamos ao que interessa. Observando atividades como interpretação de texto me vêm muitas questões... Primeiramente, podemos observar que neste tipo de atividade o aluno deve escrever exatamente aquilo que o professor quer ver como resposta, as questões que se colocam ao aluno são facilmente encontradas em trechos do texto e o aluno deve identificar onde está a resposta e copiá-la, por vezes têm de copiar trechos enormes para que a resposta seja considerada satisfatória. Antes de qualquer coisa esta atividade é considerada chata pelas crianças, e não só por elas, afinal quem gosta de ficar copiando trechos enormes... além disso essa atividade com grande frequência restringe a criança impedindo que ela relacione o que foi lido no texto com suas experiências e vivencias... muitas vezes faz com que o aluno se prenda ao sentido literal, permitem uma unica interpretação, porém devemos nos lembrar que um mesmo texto pode ter múltiplas interpretações de acordo com aquele que o lê. Ao simplesmente copiar um trecho lido a reflexão da criança sobre sua escrita e sobre o texto lido torna-se por vezes, limitada. A exigência de que a criança copie as palavras exatamente como estão escritas no texto podem impedir que a criança mostre a sua escrita, os processos de construção pelo qual está passando. O erro na escrita é sempre visto como algo ruim quando na verdade é algo que pode permitir ao professor, aos pais e todos aqueles envolvidos no processo de aprendizagem verificar quais as estratégias utilizadas pela criança, quais seriam suas dificuldades, e orientar a prática dentro e fora das salas de aula de acordo com as necessidades reais da criança e sendo então muito mais significativas. As atividades de leitura e escrita, principalmente nesta fase da vida, devem ser prazerosas, pois sempre fazemos melhor aquilo que gostamos, que nos dá prazer.
Oi Dirlene
ResponderExcluirQue esclarecedor este post! Penso que muitos professores precisam se "libertar" do sistema. Não será fácil, as condições de ensino são precárias e o salário é ruim, mas não acredito que os próprios professores tenham prazer de ensinar desta forma, vendo resultados tão limitados! Queridos professores, não temam ousar propor formas diferentes e explorar a criatividade dos pequenos e contem com a nossa parceria da fonoaudiologia.
Dirlene, obrigada pelo espaço para este recado.
Um beijo