terça-feira, 2 de agosto de 2016

O impacto da respiração oral no desenvolvimento infantil


A respiração oral ocorre quando, por alguma obstrução das vias respiratórias e/ou algum problema funcional, a criança passa a respirar pela boca. Este quadro de alta prevalência na infância pode impactar negativamente a qualidade de vida das crianças.

Em grande parte dos casos a respiração oral está relacionada a quadros de rinite, sinusite, hipertrofia de amígdalas e adenoides, sendo o tratamento medicamentoso e cirúrgico eficaz para eliminar estes fatores obstrutivos. Entretanto, este quadro pode persistir devido a uma dificuldade funcional, que ocorre devido à habituação da criança ao padrão inadequado. Nestes casos a terapia fonoaudiológica é indispensável para o restabelecimento da respiração nasal.

Um estudo realizado na (UNIFESP), publicado em 2009, aponta que crianças que respiradoras orais, por causas obstrutivas, estão sujeitas à flutuação de audição.  Essa flutuação pode resultar nas desordens do Processamento Auditivo Central, que por sua vez, poderá comprometer a atenção e concentração, impactando negativamente o aproveitamento escolar.

Aspectos comportamentais como irritação, desatenção e sonolência durante o dia também são frequentes neste grupo.

Além disso, o padrão respiratório inadequado afeta o desenvolvimento dos músculos e ossos da face, como do nariz, maxila e mandíbula, desorganizando as funções exercidas pelos lábios, bochechas e língua e ocasionando problemas ortodônticos.

As alterações musculares ocasionadas pela respiração oral poderá afetar também a produção da fala em diferentes proporções, principalmente quando associada a questões auditivas.

Desta forma, os pais devem observar se seus filhos ficam resfriados frequentemente, permanecem muito tempo com os lábios entreabertos, se durante o sono apresentam ronco e baba, obstrução nasal frequente, sono agitado, dormem com a boca aberta, ficam cansados durante o dia. Caso observem alguma dessas características é importante que busquem uma avaliação profissional o quanto antes. 

Dirlene Moreira é fonoaudióloga, especialista em linguagem. Atua principalmente no atendimento a crianças com deficiência intelectual e atraso no desenvolvimento da linguagem. | Contato: 31-8229-0290


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário