terça-feira, 5 de julho de 2016

Autismo: Compreender para Intervir

O Transtorno do Espectro do Autismo, é um distúrbio complexo, caracterizado por prejuízos nas áreas da comunicação, comportamento e interação social.

Ao buscar compreender o que leva a pessoa com autismo a apresentar determinados comportamentos temos a oportunidade de contribuir para novas possibilidades de intervenção e aprendizagem, frequentemente mais eficazes.

A preocupação constante em extinguir e/ou modelar comportamentos inadequados, muitas vezes ignorando as diferenças de percepção e as características cognitivas da pessoa com autismo, pode reduzir as chances de interações eficazes e aprendizados importantes.  

Desta forma, é importante tentar entender como a pessoa pensa, sente e percebe o mundo ao seu redor.

O longa metragem Temple Grandin, baseado na história real da autora do livro “O cérebro Autista”, nos auxilia nessa compreensão, assim como o seu livro.

Ao longo do filme e durante o livro podemos entender as dificuldades em processar adequadamente as informações sensoriais, a resistência a mudanças, os interesses particulares, a importância de informações visuais para a organização e aprendizagem, a dificuldade de interpretar frases de duplo sentido e decifrar emoções.

Para entender um pouco melhor como é o funcionamento cerebral da pessoa com autismo compartilho com vocês o vídeo do Dr. Caio Abujadi, Psiquiatra Infantil especialista em autismo. 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário