A
aquisição da linguagem é um importante marco no desenvolvimento infantil e gera
grande expectativa nos pais e familiares. Em geral as primeiras palavras
aparecem por volta do primeiro ano de vida, por volta dos 12 a 18 meses e estão
relacionadas a pessoas e situações cotidianas: “Mamãe, papai, au-au, dá...
Antes
do bebe produzir as primeiras palavras é necessário desenvolver algumas
habilidades importantes como: percepção auditiva, atenção compartilhada, troca
de turnos, entre outras. Pensando nisso, selecionei algumas atividades que
podem auxiliar o desenvolvimento destas habilidades, tão importantes à
aquisição da linguagem.
1. Jogos com Bola: Desenvolve a atenção
conjunta e a atenção da criança aos comandos verbais.
Dica: Durante a
brincadeira realizar ordens simples como “Joga pro papai”, “Pegue a bola”,
“Chuta”, “Cadê a bola?”
2. Blocos de plástico e madeira: Desenvolve a atenção compartilhada, troca de turnos, atenção aos comandos verbais e vocabulário.
Dica: Nomear as cores
durante a brincadeira, deixar que a criança escolha qual cor irá colocar,
alternar a vez de colocar as peças.
3. Brincar de
esconder: Desenvolve atenção compartilhada, habilidade de jogo,
habilidades auditivas.
Dica: Esconder
objetos sonoros para que a criança encontre, ir mudando de lugar para manter a
atenção da criança no mesmo estímulo, utilizar bichos de pelúcia e de borracha
e ir nomeando, perguntando à criança “onde está o sapo”? “Cadê o pato?”
4.1 – 2 – 3 e já –
Mantém a atenção a um estimulo verbal enquanto espera a ação, desenvolvendo a
atenção à fala.
Dica: Dar
preferência pra ações corporais/motoras como: pular, jogar a bola, pular na
cama, empurrar/jogar um carrinho, aviãozinho , etc...
5. Brincar com
Músicas – Desenvolve a atenção compartilhada, o vocabulário, as
habilidades auditivas e trocas de turnos comunicativos.
Dicas: Cantar
a mesma musica uma hora bem baixinho, outra hora mais forte, uma vez mais
rápido, outra vez devagar... ;
Associar a música a sensações corporais, por exemplo,
quando canta “A dona aranha subiu pela parede.. “ vai subindo os dedos pelos
corpo da criança como se fosse a aranha...
Trocar os personagens da musica por outros, por exemplo,
“O sapo não lava o pé”, trocar por a Luisa não lava o pé, o cachorro não lava o
pé, o cavalo não lava o pé... lembrando de mudar também onde o personagem mora
(no pasto, etc...). Pode também "sortear" o bicho que vai usar na
música, tirar de uma sacola, uma caixa...
Quando a criança já diz alguma palavra ou aprendeu algum
trecho da musica deixar um espaço pra que ela complete a musica ou perguntar a
ela “quem não lava o pé?”, “quem vai subir pela parede?”
Espero que tenham gostado da dica! Se este conteúdo
foi útil pra você, ajude a divulgá-lo compartilhando com seus amigos! E
lembre-se que você pode acompanhar muitas outras dicas de atividades, textos
informativos e brincadeiras seguindo a fanpage do blog no facebook, o link é
este aqui: https://www.facebook.com/FonoaudiologiaEmFoco?ref=hl