Há alguns dias enquanto aguardava uma colega de trabalho em frente a uma cafeteria me chamou a atenção a voz de um pai conversando com seu filho:
- "Olha filho, o macaco!"
O menino estava nos ombros do pai, e procurava pelo tal macaco. Não segurei a curiosidade e rapidamente olhei para onde o pai apontava. O pai, de forma paciente, continuou apontando para os fios de energia elétrica, onde um macaquinho, um mico eu acho, andava.
Esse episódio me fez pensar sobre o quanto essas situações do dia a dia, em que criança e adulto tem um foco de atenção compartilhada e podem conversar sobre um contexto específico são fundamentais ao desenvolvimento de linguagem infantil.
É muito frequente que nós fonoaudiólogos façamos a orientação aos pais para que falem com seus filhos sobre as situações do dia a dia, que nomeiem os objetos, as pessoas, as situações... Mas essa orientação, algumas vezes, acaba se traduzindo em situações onde os pais "despejam" um mundo de informações que a criança pode não estar preparada para receber ainda.
Nao basta apenas falar sobre tudo, o tempo todo, é preciso contextualizar a fala para que a criança entenda o sentido daquilo que está sendo dito. Outro ponto importante é chamar a atenção da criança primeiro, para depois falar, dar continuidade ao assunto.
Proporcionar às crianças novas vivências, seja num passeio ao parque, numa ida à padaria, andando pelas ruas do bairro, conversando sobre as situações que vão surgindo naturalmente, incentivando-a a cumprimentar as pessoas, a observar um animal, e tantas outras situações que podem ocorrer, é uma excelente forma de oferecer novos aprendizados e aumentar seu repertório linguístico.
Você conhece alguém que poderia se beneficiar desse conteúdo ou gostaria de acrescentar algo? Sinta-se a vontade para compartilhá-lo e deixar seu comentário! Sua participação é muito importante.
Se este conteúdo foi útil para você ajude-nos a divulgá-lo! Compartilhe!
Muito interessante, isso me deu uma grande ideia para trabalhar com meus alunos da APAE! Sair um pouco da rotina da escola, passear ajuda a desenvolver a linguagem
ResponderExcluirOlá,Kelly!
ExcluirFico feliz que tenha gostado do texto e que ele tenha sido uma fonte de inspiração!
Os passeios podem sim ser uma boa oportunidade para desenvolver a linguagem dos seus alunos, principalmente se você inserir novas experiências como brincadeiras ao ar livre e quem sabe até um pique-nique com as crianças! A regra é soltar a imaginação!
Obrigada por deixar sua opinião, ela é muito importante para continuar desenvolvendo os conteúdos do Blog.
Um grande abraço!