O atraso na fala é um dos sinais mais comuns do autismo, entretanto, nem todo atraso de fala indica a presença de um transtorno do espectro autista (TEA).
Recentemente encontrei uma matéria no site "Love to know" que chama a atenção para a importância do diagnóstico diferencial entre o atraso de fala decorrente do TEA/autismo e outros fatores que podem acarretar este atraso.
Este artigo destaca que o autismo frequentemente está relacionado a atrasos significativos no desenvolvimento, além das dificuldades de comunicação e interação social.
Tal diagnóstico é bastante complexo e exige uma avaliação minuciosa das habilidades da criança. Diante disso devemos ter atenção para outros fatores que podem acarretar o atraso na fala e linguagem como:
- Deficiência auditiva: mesmo as perdas auditivas leves podem dificultar a percepção dos sons, resultando em atrasos na fala.
- Alterações da Estrutura Oral: podem limitar o livre movimento da língua para a fala (Ex. frênulo de língua curto)
- Deficiência intelectual: uma das causas mais comuns de atraso na fala.
- Distúrbio de linguagem expressiva: Uma criança com distúrbio de linguagem expressiva tem desenvolvimento normal em áreas como as competências sociais e capacidade intelectual, mas tem dificuldade em expressar ideias na fala sem intervenção apropriada.
O artigo destaca ainda a importância da Terapia de fala/Fonoaudiologia no tratamento do autismo, pois é a melhor forma de estimular as habilidades de fala e permitir à criança com autismo uma comunicação mais eficaz, tendo por objetivo:
- Estimular o uso de diferentes funções comunicativas;
- Favorecer a compreensão verbal
- Aumentar a participação em atividades dialógicas e troca de turnos comunicativos;
- Incentivar o discurso verbal;
- Utilizar recursos alternativos e suplementares de comunicação como o PCS;
Seja em um atraso simples de linguagem ou um Transtorno do Espectro Autista a intervenção precoce é essencial para que os melhores resultados sejam alcançados e a criança possa se comunicar de forma eficaz. Por isso fique atento! Se seu filho apresenta um atraso no desenvolvimento da fala e linguagem, procure um fonoaudiólogo!
O artigo pode ser lido na íntegra clicando aqui.
***
Se este conteúdo foi útil pra você, ajude a divulgá-lo compartilhando com seus amigos! Você pode acompanhar muitas outras dicas de atividades, textos informativos e brincadeiras seguindo a fanpage do blog no facebook, o link é este aqui:
https://www.facebook.com/FonoaudiologiaEmFoco