segunda-feira, 20 de abril de 2015

Benefícios da Comunicação Alternativa


A utilização de um sistema de comunicação alternativa (ou CSA) é capaz de gerar inúmeros benefícios às pessoas que apresentam dificuldades em se comunicar através da fala, pois favorece a interação com outras pessoas permitindo trocas dialógicas importantes ao funcionamento da linguagem.

No trabalho fonoaudiológico irá favorecer o uso da linguagem através dos símbolos, associados a olhares, gestos e vocalizações que permitirão ao fonoaudiólogo interpretar aquilo que o paciente deseja comunicar e ampliar o uso das diferentes funções comunicativas. 

Este sistema não inibe a fala e não precisa ser a única forma de comunicação utilizada, mas pode ser um importante recurso para a aquisição e ampliação da linguagem de pessoas com Paralisia Cerebral, Autismo, Síndrome de Down, Afasia, Apraxia Verbal, entre outras. 



O seu uso pode ser temporário ou permanente, dependendo das necessidades de cada paciente e não se restringe a treinar habilidades de reconhecimento, nomeação e indicação de símbolos gráficos. O principal objetivo é possibilitar uma interação comunicativa mais eficaz, permitido ao paciente fazer escolhas, expressar sua satisfação ou insatisfação.

Tais sistemas permitem uma maior participação nas atividades diárias favorecendo a compreensão das rotinas escolar e familiar, permitindo à criança (ou adulto) antecipar e compreender o que irá acontecer, o que se espera dela, melhorando a sua participação e atenção durante as tarefas e diminuindo frustrações que poderiam levar a comportamentos difíceis.

A introdução de um sistema de comunicação alternativa é um trabalho individualizado pois cada paciente tem suas necessidades, rotinas e desejos específicos. Para alcançar os melhores benefícios, este sistema deve ser utilizado em todos os contextos sociais da criança, com professores e colegas na escola, com os pais e familiares em casa, com os demais profissionais e não apenas no consultório com o fonoaudiólogo. 

Assim como no desenvolvimento da linguagem oral, o uso da comunicação alternativa requer tempo para que a criança aprenda a utilizar satisfatoriamente esse novo recurso como forma de se expressar e de compreender.



Se este conteúdo foi útil pra você, ajude a divulgá-lo compartilhando com seus amigos! Você pode acompanhar muitas outras dicas de atividades, textos informativos e brincadeiras seguindo a fanpage do blog no facebook, o link é este aqui: https://www.facebook.com/FonoaudiologiaEmFoco?ref=hl 








Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário