O Distúrbio do Processamento Auditivo
(Central) é caracterizado por uma dificuldade em interpretar e analisar aquilo
que ouvimos. Muitas crianças com este distúrbio ouvem bem, mas têm dificuldade
de compreender o que ouviram. Na maioria das vezes são crianças agitadas,
desatentas e podem apresentar dificuldades escolares pois, para que a criança
aprenda é necessário que ela preste atenção ao que é dito pelo professor em
sala de aula e essas crianças tem grande dificuldade nisso.
É comum apresentarem trocas na fala e na escrita e uma grande dificuldade de compreensão em ambientes barulhentos, com televisão ligada ou outros estímulos auditivos presentes.
O diagnóstico é realizado através de exame específico e só é possível por volta dos 7 anos de idade
Alguns cuidados são importantes para o desenvolvimento e aprendizagem dessas criaças, como proporcionar um ambiente sem muitos ruídos nos momentos em que estiverem interagindo com as crianças,
favorecendo a compreensão da mensagem e ainda, evitar expor a criança produtos
que possam causar alergia como mofo, poeira, umidade, prevenindo também os
quadros de otite média.
Brincadeiras como telefone sem fio, cabra cega, fui à feira e comprei..., são exemplos de atividades que estimulam as habilidades auditivas como memória, atenção, localização sonora; outras brincadeiras que envolvem rima, músicas, histórias, teatrinhos, também auxiliam neste processo. O importante é usar a imaginação!!!