domingo, 21 de fevereiro de 2010

Distúrbio do Processamento Auditivo (Central) - O que é ?? O que fazer ???


O Distúrbio do Processamento Auditivo (Central) é caracterizado por uma dificuldade em interpretar e analisar aquilo que ouvimos. Muitas crianças com este distúrbio ouvem bem, mas têm dificuldade de compreender o que ouviram. Na maioria das vezes são crianças agitadas, desatentas e podem apresentar dificuldades escolares pois, para que a criança aprenda é necessário que ela preste atenção ao que é dito pelo professor em sala de aula e essas crianças tem grande dificuldade nisso. 

É comum apresentarem trocas na fala e na escrita e uma grande dificuldade de compreensão em ambientes barulhentos, com televisão ligada ou outros estímulos auditivos presentes.

O diagnóstico é realizado através de exame específico e só é possível por volta dos 7 anos de idade em diante. Entretanto 
é possível que os pais, além dos profissionais que mantêm contato com estas crianças, identifiquem possíveis alterações e atuem preventivamente, estimulando as habilidades auditivas e de linguagem através de jogos e brincadeiras, favorecendo o desenvolvimento linguístico e auditivo. 

Alguns cuidados são importantes para o desenvolvimento e aprendizagem dessas criaças, como proporcionar um ambiente sem muitos ruídos nos momentos em que estiverem interagindo com as crianças, favorecendo a compreensão da mensagem e ainda, evitar expor a criança produtos que possam causar alergia como mofo, poeira, umidade, prevenindo também os quadros de otite média. 

Brincadeiras como telefone sem fio, cabra cega, fui à feira e comprei..., são exemplos de atividades que estimulam as habilidades auditivas como memória, atenção, localização sonora; outras brincadeiras que envolvem rima, músicas, histórias, teatrinhos, também auxiliam neste processo. O importante é usar a imaginação!!!



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário