segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A Fala e a Linguagem em crianças com Síndrome de Down



O atraso na aquisição da fala e linguagem é um dos maiores desafios das crianças com Síndrome de Down uma vez que as habilidades linguísticas não acompanham o as outras habilidades cognitivas.

Em crianças com o desenvolvimento típico de linguagem as primeiras palavras surgem por volta dos 12 a 18 meses. Algumas crianças com Síndrome de Down começam a utilizar as primeiras palavras por volta dos dois ou três anos, mas em geral este desenvolvimento é mais lento, podendo começar até os cinco anos. 

Apesar do atraso, estudos indicam que o desenvolvimento da linguagem na Síndrome de Down segue as mesmas sequências do desenvolvimento típico de linguagem. 

Entretanto  existe uma grande variação das habilidades linguísticas entre estas crianças, sendo possível que crianças da mesma idade apresentem um domínio diferente destas habilidades. No geral a compreensão se desenvolve melhor do que a expressão.  




Muitas atividades cotidianas da criança, podem ajudar a estimular o desenvolvimento da linguagem e da fala.

No início da comunicação é importante incentivar as vocalizações da criança, buscar compreender seus gestos e atitudes comunicativas. 

Conversar com o seu filho respondendo aos sons que ele fizer como se fosse uma conversa, relacionando essa conversa à rotina como durante o banho, a alimentação, um passeio... 

Incentivá-lo a prestar atenção aos sons como os barulhos de casa, por exemplo a campainha, barulho da porta, telefone, animais...

Devido às dificuldades com a articulação da fala as crianças com Síndrome de Down utilizam os gestos como meio de comunicação por mais tempo que as crianças com desenvolvimento típico de linguagem, o que permite que se comuniquem antes de conseguir falar e por isso devem ser interpretados pelo adulto, mas sempre acompanhados da linguagem verbal. 

Por exemplo, se seu filho apontar que quer água, mostre que entendeu e dizendo: "ah, você quer água, a mamãe já vai pegar!" Aos poucos vá ajudando-o a pedir verbalmente o que deseja, solicitando que fale água. Nos início ele pode não conseguir dizer a palavra corretamente, mas se já for capaz vocalizar ao invés de usar apenas o gesto já será um progresso. 

Um dos aspectos marcantes no desenvolvimento destas crianças são as dificuldades de articulação das palavras, ou seja, de realizar os movimentos necessários para a produção da fala que exige um controle muscular complexo, que é afetado pela hipotonicidade dos músculos envolvidos na produção da fala, como lábios, lingua e bochecha. Por isso é importante realizar exercícios espefícicos para esta musculatura. 

Além disso, oferecer alimentos de consistências, temperatura e sabores variados, respeitando cada fase, de forma a estimular a sensibilidade e a força dessa musculatura, também é importante, uma vez que a musculatura que usamos para falar é a mesma que usamos durante a alimentação. 

Outro fator que dificulta a apropriação da fala pelas crianças com Sindrome de Down é a dificuldade de memorizar sequências de movimentos, fazendo com que pronunciem a mesma palavra de várias formas diferentes. 

Mesmo com a ajuda de profissionais e estimulação no ambiente familiar, a criança com Síndrome de Down necessita de um período bastante prolongado para comunicar-se com um bom vocabulário e articulação adequada das palavras.

Apesar das dificuldades, a maioria das crianças com síndrome de Down vai progredir até usar a fala como principal sistema de comunicação.

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Sugestão de Leitura: 

No blog Rotina Down a Simone conta sobre o processo de terapia fonoaudiológica da sua filha Amanda. Vale a pena conferir! 

O link é  este aqui:
http://www.rotinadown.blogspot.com.br/2014/06/fonoaudiologia-cedae-apae.html


Referências: 

Síndrome de Down: estimulação e desenvolvimento da fala e linguagem - Disponível em: http://www.projetodown.org.br/

Comunicação e Linguagem na Sindrome de Down - Arquivo Pessoal - Pós Graduação em Linguagem

Fala e Comunicação - Disponível em:
http://www.movimentodown.org.br/desenvolvimento/fala-e-comunicacao/



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