quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Sugestão de atividades para as férias



Algumas brincadeiras podem ajudar o seu filho no aprendizado da leitura e escrita. Aproveite o período de férias para ajudar o seu filho de uma maneira divertida!
                                                     
Nas férias sempre acontecem coisas diferentes, passeios, viagens, brincadeiras, por isso é uma ótima época para escrever um diário de férias, onde o seu filho poderá desenhar, escrever, colar, tudo para não esquecer esses momentos bons, e que além de ser uma atividade divertida pode ajudar muito o seu filho no aprendizado da leitura e escrita. Essa atividade deve ser feita em parceria, de maneira prazerosa, descontraída e não como uma coisa chata.

Muitas vezes os passeios e atividades de férias vêm acompanhado de muitas fotos, então que tal montar um álbum com legendas sobre as pessoas que estavam nas fotos, sobre o lugar, o evento...

Nem todo mundo viaja nas férias, mas isso não é um problema, podemos “viajar” sem sair de casa ao ler um livro novo, folhear revistas, fazer de conta, então aproveite para compartilhar momentos como este com o seu filho, leia junto dele, espalhe bilhetes pela casa, faça um caça tesouros com os presentes de natal deixando pistas através de bilhetes espalhados pela casa.

Mesmo sem sair da cidade podemos aproveitar as férias para visitar lugares diferentes, a Biblioteca Infanto Juvenil da Biblioteca Luiz Bessa oferece algumas atividades como contação de histórias, exposição de livros, entre outras, essas atividades são gratuitas, maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3269-1223 ( a Biblioteca fica na Praça da Liberdade, nº 21)

Aproveite as férias para fazer uma receita junto do seu filho, peça a ele para verificar a quantidade de alguns ingredientes como ovos, leite, açúcar... mas esta atividade deve ser feita com paciência!


Uma ida ao mercado também pode ajudar muito no aprendizado do seu filho, peça a ele ajuda na hora de fazer a lista, pergunte a ele o que ele gosta que esta precisando comprar, ou peça que verifique se falta algum ítem, se ele não tiver resistência peça a ele para escrever as coisas que ele quer que compre... no mercado peça a ele ajuda para encontrar os produtos, conferir os preços, verificar se encontraram todos os itens da lista...

Faça atividades como Jogo da Forca, Stop (Adedanha), Caça-Palavras, Palavras Cruzadas ou crie brincadeiras com palavras na rua, em casa, no transito, por exemplo coisas na casa que comecem com a letra b, ou lugares que comecem com outra letra.
Todas estas atividades podem ser mantidas ao longo do ano!!!!      

Um comentário:

  1. Parabéns...
    Adorei o blog!
    Bj
    Regina Celi
    Fonoaudióloga - Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir