segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dicas para o desenvolvimento saudável da comunicação





Converse com o seu filho, conte histórias, cante e brinque com ele, estas atitudes ajudam a desenvolver a sua linguagem!

Evite falar errado ou dizer coisas que não gostaria que seu filho dissesse próximo a ele, pois as crianças aprendem a falar à medida que ouvem os adultos e as outras crianças, mesmo que não estejam falando diretamente com ela!

Observe o seu filho! Veja se ele presta atenção quando falam com ele, se percebe sons como latidos de cachorro, barulho de carro, telefone, campainha. Observe se ele compreende quando pede que faça alguma coisa!

Lembre-se que a criança não fala como o adulto, sua fala acompanha o seu desenvolvimento, por isso alguns erros na fala podem ser comuns! Mas cuidado, pois alguns erros podem significar alterações auditivas! Na dúvida procure um profissional para orientá-lo!

A audição é muito importante para o desenvolvimento da linguagem e aprendizagem, por isso alguns cuidados são importantes como não amamentar a criança deitada, evitar a exposição da criança a mofo e poeira, cuidado com infecções de garganta e refluxo, pois tudo isso pode gerar quadros de otite!

Algumas crianças começam a falar mais cedo que outras, mas isso nem sempre é motivo de preocupação. Fique atento ao desenvolvimento de seu filho e em caso de dúvida procure um fonoaudiólogo!

É comum que durante o desenvolvimento da linguagem a criança apresente momentos de gagueira, se este for o caso do seu filho preste atenção ao que ele diz, com paciência, evite completar ou tentar adivinhar sua fala, isso acontece porque ele está aprendendo a falar e tende a ser superado naturalmente cerca de um ano após os primeiros sintomas. Se tiver dúvidas um fonoaudiólogo poderá lhe ajudar!

A respiração oral prejudica o rendimento escolar, pode alterar a fala e trazer alterações na arcada dentária e postura corporal, por isso fique atento à respiração de seu filho, se ele ronca muito, acorda com frequência para beber água, está sempre cansado e desatento pode ser alguns indícios de respiração oral, neste caso procure um otorrinolaringologista para verificar qual o motivo da respiração oral e o tratamento adequado! Quanto mais cedo menores serão as alterações e mais rápido será o tratamento!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário