sexta-feira, 27 de junho de 2014

Brincando com sons




As habilidades auditivas são extremamente importantes no desenvolvimento da fala e linguagem. Por isso hoje resolvi trazer uma dica de atividade para trabalhar as habilidades auditivas de detecção e atenção, além de auxiliar na noção de alternância de turnos (minha vez / sua vez ). 
É uma atividade simples, mas com ótimos resultados no trabalho com crianças que ainda não falam e apresentam um tempo de atenção conjunta restrito. 
Basicamente a atividade consiste em realizar uma ação sempre que ouvir um estímulo auditivo. 
Como a maioria dos meus pacientes são meninos costumo usar muito os carrinhos nessa atividade, mas pode ser realizado com outros itens como bolas, balão, jogos de encaixe, boliche, ou o que a sua criatividade permitir! 
Como estímulo auditivo costumo usar muito apitos e flauta, as crianças adoram! 


A brincadeira se desenvolve assim: 

Quando a criança apita eu jogo o carrinho pra ela, quando eu apito ela joga o carrinho pra mim. Para deixar a brincadeira mais divertida, sempre crio um contexto para a brincadeira, como apostar uma corrida, passar por baixo de um túnel feito de lego ou blocos de madeira (como o da foto), etc... 
Quando a criança ainda não tem bem estabelecido a noção de alternância de turnos (minha vez / sua vez) eu costumo "tomar" o apito de sua mão quando é  a minha vez de apitar e devolvo quando é a sua vez. 
Apesar de ser uma brincadeira simples, no início algumas crianças podem ter dificuldade de entender o que deve fazer ( a "regra" do jogo ), mas com paciência e persistência logo aprendem e se divertem. É importante que toda a brincadeira seja prazeirosa e respeite o tempo da criança, por isso, sempre deixo que explorem os objetos primeiro, o carrinho, a bola, brinquem um pouco com o apito (brinco junto) até porque algumas crianças podem ter dificuldade de soprar,  e então vou inserindo esse novo jeito de brincar. 

Espero que tenham gostado da dica! Gostaria muito de receber a opinião de vocês nos comentários! 
Se este conteúdo foi útil pra você, ajude a divulgá-lo, compartilhe! 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário