sexta-feira, 28 de maio de 2010

Desenvolvimento da linguagem escrita e ambiente sociocultural

Em postagens anteriores procurei abordar a importancia da familia no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita pela criança. Mas e aquelas crianças inseridas em comunidades onde o uso de tais modalidades linguisticas são limitados, restritos? Onde não se tem acesso a livros, jornais, revistas... onde os pais não foram alfabetizados? Seriam estas crianças inaptas para a aprendizagem da linguagem escrita? 


Não, entretanto algumas questões precisam ser analisadas para que o processo de aprendizagem obtenha sucesso.

Pois bem, se a criança não está familiarizada com os usos da leitura e da escrita é importante que a escola se empenhe em oferecer a ela esta familiarização. 

Uma outra questão importante seria utilizar recursos acessíveis à criança como por exemplo leitura de rótulos, panfletos, propagandas... produção de listas de compra, receitas, cartas, bilhetes... A forma como estes recursos serão explorados fica a critério do profissional que trabalha tais habilidades. 

Normalmente os panfletos e recortes de revistas e charges costumam chamar atenção por apresentarem textos curtos (que podem ser explorados de diversas maneiras), imagens, desenhos, paginas coloridas.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário