Durante o período de aquisição da linguagem é comum
observar na fala das crianças algumas repetições, prolongamentos de sons e
hesitações, isso acontece porque estão expandindo seu vocabulário e estrutura
gramatical.
Estes sintomas costumam surgir entre os 2 a 4 anos, sendo
possível surgirem até os sete anos de idade em alguns casos. Cerca de 80% das
crianças irão superar espontaneamente este processo, que pode levar cerca de seis
meses, sem a necessidade de uma intervenção formal.
Muitas vezes a orientação fonoaudiológica e a
conscientização dos pais sobre os aspectos que devem ser modificados em relação
à fala da criança são suficientes para superar estas dificuldades.
Entretanto, algumas crianças apresentam uma maior
predisposição para que a gagueira persista. Portanto, se além de hesitações, a
criança apresenta tensões e esforço para falar, sente-se frustrada com relação
à sua fala, apresenta sinais de gagueira persistentes por mais de seis meses,
presença de outras alterações de fala, possui familiares próximos que gaguejam,
é importante procurar o auxílio de um fonoaudiólogo para uma avaliação e
verificação das chances de melhora espontânea ou se existe possibilidades da
gagueira se tornar permanente.
É importante observar como seu filho reage ao perceber suas dificuldades, se fica
irritado, desiste de continuar a conversa, se isola ou lida tranquilamente, às
vezes nem percebe o que está acontecendo...
Observe também a reação da família diante da gagueira, se fica
ansiosa, demonstra preocupação, pede que a criança respire, pense no que deseja
dizer o espera que a criança fale o que deseja dando atenção àquilo que ela diz
e não ao modo como isso acontece...
Procure perceber em que momentos a gagueira está mais presente, se quando está ansiosa desejando contar algo que a deixou muito extasiada ou
sempre que vai dizer algo...e se existe algum fator de estresse associado a essas dificuldades, como a separação dos pais, alguma mudança, gravidez da mãe...
Se as alterações na fala do seu filho estiverem
associadas a alguns destes fatores é importante buscar uma avaliação
fonoaudiológica.
Diante destas dificuldades algumas atitudes podem favorecer a fluência da fala, por isso, escute com paciência o que seu filho tem a dizer. Mostre
que você está prestando atenção ao que ele diz e não no modo como está falando. Não
tente adivinhar ou completar sua fala;
Evite bombardear o seu filho com muitas perguntas. Ao
invés disso faça comentários sobre o que seu filho disse, mostrando que você
está prestando atenção.
Brinque
de contar e representar histórias, utilizando entonação vocal adequada ao
contexto, modificando sua voz de acordo com o personagem, fazendo suspense sobre
os acontecimentos, caprichando na expressão facial e corporal.
Não diga ao seu filho para respirar e ter calma antes de começar a falar, estas atitudes aumentam a ansiedade e pioram os sintomas.
Lembre-se que a intervenção precoce garante melhores resultados no tratamento.