sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O que você precisa saber sobre gagueira na infância


    
Durante o período de aquisição da linguagem é comum observar na fala das crianças algumas repetições, prolongamentos de sons e hesitações, isso acontece porque estão expandindo seu vocabulário e estrutura gramatical.

Estes sintomas costumam surgir entre os 2 a 4 anos, sendo possível surgirem até os sete anos de idade em alguns casos. Cerca de 80% das crianças irão superar espontaneamente este processo, que pode levar cerca de seis meses, sem a necessidade de uma intervenção formal.

Muitas vezes a orientação fonoaudiológica e a conscientização dos pais sobre os aspectos que devem ser modificados em relação à fala da criança são suficientes para superar estas dificuldades.

Entretanto, algumas crianças apresentam uma maior predisposição para que a gagueira persista. Portanto, se além de hesitações, a criança apresenta tensões e esforço para falar, sente-se frustrada com relação à sua fala, apresenta sinais de gagueira persistentes por mais de seis meses, presença de outras alterações de fala, possui familiares próximos que gaguejam, é importante procurar o auxílio de um fonoaudiólogo para uma avaliação e verificação das chances de melhora espontânea ou se existe possibilidades da gagueira se tornar permanente. 

É importante observar como seu filho reage ao perceber suas dificuldades, se fica irritado, desiste de continuar a conversa, se isola ou lida tranquilamente, às vezes nem percebe o que está acontecendo... 

Observe também a reação da família diante da gagueira, se fica ansiosa, demonstra preocupação, pede que a criança respire, pense no que deseja dizer o espera que a criança fale o que deseja dando atenção àquilo que ela diz e não ao modo como isso acontece...

Procure perceber em que momentos a gagueira está mais presente, se quando está ansiosa desejando contar algo que a deixou muito extasiada ou sempre que vai dizer algo...e se existe algum fator de estresse associado a essas dificuldades, como a separação dos pais, alguma mudança, gravidez da mãe...


Se as alterações na fala do seu filho estiverem associadas a alguns destes fatores é importante buscar uma avaliação fonoaudiológica. 

Diante destas dificuldades algumas atitudes podem favorecer a fluência da fala, por isso, escute com paciência o que seu filho tem a dizer. Mostre que você está prestando atenção ao que ele diz e não no modo como está falando. Não tente adivinhar ou completar sua fala;

Evite bombardear o seu filho com muitas perguntas. Ao invés disso faça comentários sobre o que seu filho disse, mostrando que você está prestando atenção.

Brinque de contar e representar histórias, utilizando entonação vocal adequada ao contexto, modificando sua voz de acordo com o personagem, fazendo suspense sobre os acontecimentos, caprichando na expressão facial e corporal.

Não diga ao seu filho para respirar e ter calma antes de começar a falar, estas atitudes aumentam a ansiedade e pioram os sintomas.  

Lembre-se que a intervenção precoce garante melhores resultados no tratamento.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário