segunda-feira, 25 de março de 2013

Atendimento Fonoaudiológico a Pacientes em Reabilitação Ortodôntica

Ortodontia e Fonoaudiologia – Quando esta parceria se faz necessária



A Ortodontia e a Fonoaudiologia trabalham em conjunto, quando as alterações das funções orofaciais estão, de alguma forma, interferindo no posicionamento dos dentes ou também para a retirada de hábitos bucais parafuncionais. 
Em Ortodontia, a duração da força é um fator mais importante que a intensidade. Pressões suaves e contínuas são mais eficazes na mobilização dos dentes que forças intensas e breves. Portanto, a força da língua e dos lábios é um fator que atua diretamente na oclusão dental. 
O fonoaudiólogo então irá trabalhar a "função" em busca de uma maior harmonia e restabelecimento das funções orofaciais com adequação dos órgãos fono articulatórios enquanto o ortodontista trabalha a "forma".

Como é realizada a intervenção fonoaudiológica  


A intervenção fonoaudiológica consiste em um trabalho de reorganização neuromuscular em busca de adequação das funções (mastigação, sucção, deglutição e respiração) e estruturas orofaciais.  
Os objetivos da terapia de uma forma geral dizem respeito ao fortalecimento da musculatura perioral, adequação do posicionamento lingual, adequação da função mastigatória e de deglutição, fortalecimento dos músculos da bochecha, estabelecimento da respiração nasal em casos de respiradores orais. Este objetivos podem variar de acordo com as necessidades de cada paciente.
A terapêutica fonoaudiológica nestes casos é composta de exercícios funcionais, isométricos, isotônicos e de contra resistência, selecionados de acordo com o grupo muscular que necessita ser trabalhado. 
Os exercícios vão trabalhar a postura e o tônus da língua, dos lábios e da bochecha em repouso, assim como também nas funções que estiverem alteradas. Além dos exercícios é realizado um trabalho de orientação e conscientização sobre os aspectos trabalhados e objetivos terapêuticos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário