sexta-feira, 30 de maio de 2014

Exploração sensorial e Aquisição da Linguagem


Para que seu filho aprenda novas palavras e seja capaz de nomear objetos é preciso que ele explore estes objetos, sua forma, seu uso, sua função e várias outras características. 

Essa exploração irá ajudá-lo a criar representações simbólicas sobre determinado objeto, ou seja, antes de aprender a nomear a bola ele irá descobrir que se jogar a bola ela irá rolar, irá observar a sua cor, tamanho, textura o barulho que faz quando cai... 



É por isso que os bebês brincam manipulando os objetos, colocando-os na boca, jogando e pegando novamente, para explorar todas as suas características. Em crianças  com desenvolvimento típico é comum que essa fase desapareça naturalmente até os dois anos. Já as crianças com algum atraso no desenvolvimento podem apresentar essas condutas exploratórias por mais tempo. 

Precisamos respeitar essa fase e não tentar forçar a criança a realizar atividades para as quais ainda não está preparada. Reprimir ou impedir que a criança explore os objetos levando-os à boca pode prolongar a fase de experimentação oral. 

Nesses casos é importante que os pais fiquem atentos aos objetos que poderão ser levados à boca para que a criança não se machuque ou possíveis acidentes. 

Só a partir dessa exploração é que a criança consegue aprender o nome do objeto e utiliza-lo de forma convencional como brincar de dar comidinha ao bebê/boneca ao invés de colocar as panelinhas na boca, batendo uma panelinha na outra ou jogando os brinquedos no chão. 

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário, sua participação é muito importante! 

Este conteúdo foi útil pra você? Ajude a divulgá-lo, compartilhe!




Referências: http://www.sbfa.org.br/portal/pdf/faq_linguagem.pdf
http://guiadobebe.uol.com.br/crianca-que-leva-tudo-a-boca/

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário