segunda-feira, 23 de junho de 2014

Aproveite o que o seu filho pode te oferecer!



Recentemente conversando com a mãe de um paciente, (hoje um adolescente) que apresenta algumas alterações de fala como sequelas de paralisia cerebral, sobre a ansiedade, comum nas mães de crianças com atraso no desenvolvimento, seja ele um atraso simples ou decorrente de algum quadro maior, ela me disse o seguinte: 

"Se eu pudesse dar um conselho a essa mãe diria pra aproveitar o seu filho, suas conquistas, brincar com ele, aproveitar o que ele pode oferecer hoje." 

É comum que no dia a dia, as mães fiquem tão preocupadas em estimular, treinar, fazer exercícios, levar aos tratamentos que não conseguem aproveitar os momentos com seus filhos, de forma prazeirosa. 




Por isso, procure observar as conquistas do seu filho e não apenas "o que falta". Brinque, cante, converse, conte historias, leia pra ele. Pode ser que ele ainda não seja capaz de brincar como as outras crianças, seguir regras de um jogo, mas ainda assim o brincar terá um papel importante em seu desenvolvimento. 

Se ele ainda não é capaz de brincar de comidinha as panelinhas podem virar objetos sonoros enquanto vocês (ou apenas você) cantam uma música. Se ele ainda não consegue cantar, você pode dançar com ele no ritmo da música, tocá-lo seguindo o ritmo, fazer cócegas, pode subir pelo braço dele com os dedos enquanto canta: "A dona aranha subiu pela parede..." 

Estas atividades ajudam a aumentar o tempo de atenção conjunta, habilidade fundamental para a aquisição e desenvolvimento da linguagem. Ao brincar com músicas, objetos sonoros, ritmos diferentes, estamos desenvolvendo as habilidades de processamento auditivo, também fundamental a este desenvolvimento. 

Se você tem alguma sugestão de brincadeira ou alguma dúvida, deixe seu comentário! Sua participação é muito importante! 

Se este conteúdo foi útil pra você, ajude a divulgá-lo! Compartilhe! 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário